14/07/2021 - 15:28
A capacidade do porta-malas é um ponto fundamental para aqueles que tem uma família grande ou que vão utilizar o carro para trabalhar. Mas você sabia que a medição do compartimento de bagagens segue um processo normatizados?
+ Conheça o Ford que foi o 1º carro de passeio fabricado pela Hyundai
+ Veja 5 carros fora de linha recordistas em economia
+ Quais são e quanto custam as versões mais caras dos 5 carros mais vendidos do Brasil
+ Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
Conforme explica a Chevrolet, a medição do porta-malas é feita utilizando o método VDA, que envolve o uso de blocos com um litro de capacidade cúbica. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832.
A medição é feita virtualmente e há depois uma validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo. No caso do Chevrolet Onix, o compartimento de bagagens comporta 303 desses blocos de um litro. Já no sedã Onix Plus, essa capacidade sobe para 500 blocos.
Como otimizar o espaço
Na hora de organizar o bagageiro, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.
Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.
Mais na Motor Show
+ Carros usados encarecem mais de 13% no 1º semestre, aponta estudo
+ Volkswagen Golf GTI 2002 com 12 km rodados vai a leilão
+ Caminhão elétrico VW e-Delivery chega em versões de 11 e 14 toneladas
+ Leilão da Ford tem pneus, reboques e equipamentos industriais
+ Carro por assinatura da Fiat e Jeep, Flua! chega a 16 estados brasileiros
+ Saiba como incluir o EAR na sua CNH