A Volkswagen apresentou a novíssima edição do Golf GTI Clubsport. Equipado com motor de quatro cilindros 2.0 turbinado (EA 888) associado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas (DSG) estão disponíveis empolgantes 300 cv de potência e 40,78 kgfm de torque – o GTI “normal” oferece 245 cv e 37,7 kgfm, só para comparar. A tração é dianteira. Desta forma, a novidade lançada no mercado europeu é um rival tanto para o Honda Civic Type R quanto para o Renault Mégane RS.

O Volkswagen Golf GTI Clubsport Mk8 foi acertado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, e acelera de 0 a 100 km/h em rápidos 6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente).

+Jeep Compass vs. Ford Territory e Chevrolet Equinox (comparativo)
+Volkswagen Taos, rival do Jeep Compass, é revelado mundialmente
+Avaliação: Chevrolet Tracker 1.0 é boa opção de SUV abaixo de R$ 100 mil

O hot hatch é produzido na fábrica da VW, em Wolfsburg, com o visual exibindo o para-choque dianteiro dotado de grandes entradas de ar, detalhes em vermelho, enquanto atrás aparecem o spoiler de teto, responsável por aumentar o downforce, e a dupla saída de escape. As rodas de liga leve são de 18″ (opcionais de 19″) e a suspensão é rebaixada em 10 mm frente ao GTI “convencional”.

PreviousNext

+ Jeep Compass vs. Ford Territory e Chevrolet Equinox (comparativo)
+ Volkswagen Taos, rival do Jeep Compass, é revelado mundialmente
+ Volkswagen Taos 2022: galeria de fotos oficiais
+ Código de Trânsito libera moto em corredor; o que mudou

Por dentro, destaque para o volante revestido em couro perfurado, nos acabamentos em ArtVelours e nas pedaleiras de alumínio, só para citar. Também está disponível um modo de condução para ser utilizado em Nürburgring.

O primeiro Clubsport foi apresentado em 2016 e celebrou o aniversário de 40 anos do GTI. À época, ele despejava 265 cv de potência, enquanto o Golf GTI Clubsport S foi uma edição limitada de 400 unidades, com 310 cv. Este último, guiado pelo piloto profissional Benjamin Leuchter, de acordo com o fabricante, cravou o tempo de 07:49:21 minutos em Nürburgring Nordschleife, em maio de 2016.